Categorias

Fable Legends é cancelado e desenvolvedora Lionhead Studios pode ser fechada

A Microsoft anunciou hoje o cancelamento do jogo Fable Legends que estava em desenvolvimento para Xbox One e PC. A empresa também analisa a possibilidade de fechar a desenvolvedora responsável pelo jogo.

Fable Legends foi anunciado oficialmente em 2013, embora estivesse em produção desde 2012 na Lionhead Studios. Seu cancelamento foi uma surpresa entre os que aguardavam seu lançamento.

Muito antes da atual leva de jogos que terão lançamento simultâneo para PC e Xbox One, Fable Legends era um dos raros jogos sob a tutela da Microsoft que estaria presente nas duas plataformas. O título multiplayer gratuito ainda permitiria a integração entre o console e o Windows 10, permitindo que estatísticas do jogador fossem transferidas de um para o outro com uma única licença.

Confira um dos trailers do jogo:

De acordo com a Microsoft, a empresa também está “em discussões com os funcionários sobre a proposta de fechamento da Lionhead Studios no Reino Unido”. Enquanto a decisão final não é tomada, outro estúdio terceirizado da Microsoft teve suas portas fechadas hoje: a desenvolvedora Press Play, responsável pelo jogo Max: The Curse of Brotherhood e pelo não-revelado Project: Knoxville.

Hanno Lemke, gerente geral da divisão Microsoft Studios Europe, explicou para a imprensa a nova estratégia da empresa: “essas mudanças estão acontecendo na medida em que o Microsoft Studios continua a focar seu investimento e desenvolvimento nos jogos e franquias que os fãs acham mais estimulantes e mais desejam jogar”.

Fable Legends era o quarto título da franquia Fable, a mais duradoura série criada pela Lionhead Studios. A desenvolvedora herdou o talento e os profissionais da extinta Bullfrog Productions, incluindo o lendário produtor Peter Molyneux. Sob o seu comando, os estúdios produziram o clássico Black & White, a franquia Fable e o simulador de Hollywood The Movies. A Lionhead Studios foi adquirida pela Microsoft em 2006, quando passou a se dedicar inteiramente ao universo de Fable. Molyneux abandonou a desenvolvedora em 2012, alegando desgaste criativo.